JHONNY SILVA

Como Desinstalar o Microsoft Office Completamente (Guia Atualizado)

Se você já tentou desinstalar o Microsoft Office pelo Painel de Controle e ainda assim sofre com arquivos residuais ou erros na reinstalação, este guia é para você!

Recentemente, a Microsoft descontinuou algumas ferramentas antigas de remoção, como o SaRA (Support and Recovery Assistant), deixando muitos usuários sem saber como limpar completamente o Office do PC.

Neste artigo, vou te ensinar métodos eficazes para remover todos os vestígios do Microsoft Office, incluindo soluções manuais avançadas.


Muitas vezes, ao desinstalar o Office pelo Painel de Controle, alguns arquivos e registros ficam para trás, causando:

  • Erros ao reinstalar o Office (“Já existe uma versão instalada”).
  • Problemas de ativação (licença conflitante).
  • Pastas e registros inúteis ocupando espaço.

Se você já passou por isso, continue lendo!


Pressione Win + R, digite appwiz.cpl e clique em OK.
Encontre Microsoft 365, Office 2021, Office 2019 ou sua versão.
Clique em Desinstalar e siga as instruções.
Reinicie o computador.

Funciona para a maioria dos casos, mas pode deixar resíduos.


Se o Office ainda deixa rastros, siga estes passos manuais (cuidado ao editar o registro!).

Passo 1: Exclua Pastas Residuais

Pressione Win + R e digite cada um dos caminhos abaixo para apagar manualmente:

  • %ProgramFiles%\Microsoft Office
  • %ProgramFiles(x86)%\Microsoft Office
  • %AppData%\Microsoft\Office
  • %LocalAppData%\Microsoft\Office

Dica: Se alguma pasta não for deletada, reinicie no Modo de Segurança (Win + Rmsconfig → Inicialização → Modo de Segurança).

Passo 2: Limpe o Registro do Windows (Cuidado!)

Faça um backup do registro antes (Arquivo > Exportar no regedit).

Pressione Win + R, digite regedit e clique em OK.
Navegue até:

   HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office  
   HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Office  


Delete todas as chaves relacionadas ao Office (ex.: 16.0 para Office 2019/365).

Reinicie o PC.


Feche todos os apps do Office (Word, Excel, etc.).
Vá para Aplicativos e arraste para a Lixeira:

  • Microsoft Word
  • Microsoft Excel
  • Microsoft PowerPoint
  • Microsoft Outlook
    Remova arquivos ocultos:
  • Abra o Finder, pressione Cmd + Shift + G e digite:
    ~/Library/
  • Exclua pastas relacionadas em:
    • ~/Library/Containers/ (procure por Microsoft)
    • ~/Library/Preferences/com.microsoft.*
      Esvazie a Lixeira.
Categorias: Office